Como o mercado da Black Friday reagiu em 2020?

Como o mercado da Black Friday reagiu em 2020?

A Black Friday é um evento capaz de atrair um grande volume de acessos e vendas, além de oportunizar o uso das mais variadas estratégias de descontos. A ideia é que para o cliente tenha descontos e para você o superfaturamento.

Mas com a pandemia e a diminuição do poder de compra, quais são as expectativas em 2021?

Neste post, vamos te mostrar as principais tendências para este ano com base no evento do ano passado. Confira abaixo!

No Brasil, o Google aponta essa época como a mais importante para o varejo digital e, entre agosto e setembro de 2020, 57% dos compradores declararam comprar mais online do que antes.

E com diversas opções de produtos e serviços ofertados, para se destacar da concorrência, aposte em ações para deixar sua vitrine virtual atrativa.

Quais são os pontos mais positivos da Black Friday?

Diante de tanta promoção e descontos a serem oferecidos aos clientes, eles parecem levar a maior vantagem.

Contudo, paralelo às grandes compras feitas, o superfaturamento é bem maior para quem vende, ou seja, não é só o consumidor que fica satisfeito.

A frente das lojas físicas, a loja virtual abrange maior raio de vendas e com um pouco mais de esforço, ele pode se tornar sem limites – vide as compras internacionais.

E com novas tendências surgindo, como as opções de dropshipping nacional, toda a rede se estrutura e cresce em oportunidades para os consumidores.

Logo, não entrar na onda significa perder uma grande oportunidade de superfaturamento no ano, quando o cliente está mais apto a comprar.

Quais foram os impactos da Black Friday nos setores do varejo?

Desde 2011, a Black Friday impacta o aumento de vendas no varejo. O evento serve como porta de entrada para outras ofertas, como natal e ano novo.

Segundo monitoramento feito pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) em 2020, o varejo online aumentou 21% no número de vendas, enquanto as lojas físicas diminuíram 25%.

Quais são as expectativas para a Black Friday em 2021?

O aumento das compras online é uma tendência mundial, com a pandemia e a situação financeira dos brasileiros ainda em queda, eventos promocionais como a Black Friday serão muito visados pelos consumidores.

Por isso a importância de aprimorar o sistema de pagamento do seu e-commerce.

Você pode fazer isso através da inclusão do cadastro Pix e do gateway de pagamento – esse último é responsável por tornar a transação rápida, segura, econômica, além de garantir o recebimento do pagamento tanto pela loja quanto pelo banco e operadora do cartão.

Quais impactos econômicos da Black Friday?

O evento inaugura o período do ano em que o consumidor está mais disposto a gastar, devido à liberação do 13º salário e eventos comemorativos. Os principais impactos gerados pela Black Friday são:

  • Superfaturamento dos vendedores;
  • Compras de natal antecipadas;
  • Serviços de entregas inflados.

3 tendências para a Black Friday em 2021

#1 Foco no consumidor

Promover o foco no consumidor é uma regra básica para elaborar toda a jornada de compra do cliente, desde a escolha dos produtos as chamadas para ação durante a divulgação.

A intenção é fazer o cliente se sentir especial e que será o mais contemplado pelo evento.

Um exemplo disso foram as divulgações em formato live commerce observadas em 2020.

Nelas houve comparações de produtos, cupons e interação com o público. Ou seja, foco no consumidor e seu interesse crescente em vídeos.

#2 Atenção ao atendimento

Estamos falando de um evento sazonal aderido pela maioria dos vendedores, tanto em lojas físicas como virtuais, sem contar a divulgação agressiva adotada pelos marketplaces.

Portanto, ter destaque nessa época requer oferecer algo além das promoções.

Outra dica é investir no atendimento.

Procure abordar o cliente durante a sua jornada de compra, seja acessível. Se estiver dentro do seu orçamento, contrate atendentes 24 horas ou busque meios como o WhatsApp Business.

O importante é estar disponível, às vezes o que vai determinar o cliente fechar uma compra ou não é ter sua dúvida respondida.

#3 Entrega expressa

Quanto mais demorada a entrega, mais rápido o cliente esquece dos descontos obtidos nos produtos.

Ou seja, não negligencie essa etapa final de compra tão importante. Procure parceria com várias transportadoras além dos Correios.

Conclusão

Quando se fala em Black Friday e quais as suas expectativas para 2021, é inevitável abordar sobre a evolução das transações financeiras pela internet, como soluções BAAS atuais, e da mudança do comportamento do consumidor.

O atendimento humanizado ou com a influência da tecnologia – como os chatbots – se torna ponto tão importante quanto o preço.

E com opções diversas de pagamento, ficando a critério de cada consumidor, a sua loja virtual se beneficia com o aumento exponencial de vendas.

E para isso ocorrer, se prepare para o grande evento que é a Black Friday! Conte com mais dicas no blog da Live eCommerce e invista em conhecimento para lucrar mais em um evento muito esperado do ano.